O judiciário brasileiro é uma piada (e isso não é um post político

|| ||

calma, esse não é um texto cheio de dados, CPI, Lava Jato, nem nada disso, não esperem politicagem vinda de mim, eu tenho horror a isso. Eu sou só uma estudante formanda, cansada, perplexa e, acima de tudo, levemente traumatizada.

Porque estudar Direito no Brasil é um experimento social. A cada aula, você entende menos como a Justiça funciona, ou melhor, como ela ainda consegue não funcionar.

Você descobre que existem processos com 10 mil páginas, decisões que demoram 12 anos pra sair (e ainda saem erradas), e gente que morreu esperando sentença. E isso é NORMAL. Sério. Ninguém se choca mais. Às vezes o juiz decide com base na lei, outras vezes com base nas vozes da cabeça dele. Tem dia que ele acorda com espírito de ministro do STF, tem dia que tá de TPM jurídica. Você nunca sabe. E o recurso é infinito, é um looping processual com gostinho de tortura psicológica.

A Justiça é cega. E surda. E confusa. E o judiciário, movido pelos estagiários, mas não vou falar mal da classe, afinal, já fui uma.

Se você já tentou entender um despacho de duas linhas recheado de juridiquês inútil, sabe do que estou falando. O sistema foi feito pra parecer que tá funcionando, mas, na prática, parece um site do governo nos anos 2000 com 404 error not found em tudo.

Mas tem toga! Ah, o glamour do Judiciário. A pompa, o formalismo, as audiências com protocolo. Tudo muito solene. Até você descobrir que a audiência foi adiada porque o juiz tava de férias ou que o fórum fecha às 14h “por motivos de força maior”.

No fim, a piada somos nós.

Porque mesmo depois de ver tudo isso, eu continuo aqui. Estudando. Tentando entender esse sistema. Acreditando (ou fingindo acreditar) que dá pra mudar alguma coisa. Mas hoje não. Hoje eu só queria desabafar. E rir, porque estudar está aos poucos me deixando louca.

6 comentários:

  1. Oi Kamis, posso te chamar assim? Espero que recupere suas forças pois precisamos de profissionais como você, que acreditam ou fingem (tipo aquela frase: uma mentira contada muitas vezes, se torna verdade). E tira um tempo pra você entre os estudos, sua maravilhosa! Mas obrigada pelo desabafo, a reflexão que fica é maior que todas nós sobre o sistema, né?

    Beijos da Ju's Reads 💜

    ResponderExcluir
  2. Queria acrescentar mais alguma coisa, mas não há o que dizer. O seu desabafo é um retrato que não cabe na parede. É tão cruel que parece uma piada de mau gosto. Mas cheguei até aqui e gostei de saber que a sua juventude não está perdida... E claro, li o eu texto sem pressa...
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Além de não funcionar direito, é caro e os ministros gostam muito de lagostas...

    ResponderExcluir
  4. Espere só até você começar a advogar... hehe, é rir para não chorar. Eu tenho um pensamento: "jamais deixar qualquer coisa da minha vida nas mãos do Judiciário" - e isso vale para TUDO!

    Em verdade, o Judiciário é bom para os servidores públicos - e só. No geral, aqui no Brasil, ocorrem muito mais mais erros do que acertos. Se bem que, analisando friamente, isso vale para o Executivo e o Legislativo também... não tem jeito; o Brasil, como um todo, é uma piada.

    ResponderExcluir
  5. Oi menina! Agradeço pela visita e comentário em meu blog. Sou obrigada a concordar com você, infelizmente. Eu e várias pessoas de um condomínio entramos na justiça para obter nossas escrituras, pois compramos nossos aptos e a construtora faliu sem terminar o empreendimento. Nós que recebemos o apto até hoje esperamos pelo documento: 15 anos! Boa semana! (‾◡◝)

    ResponderExcluir
  6. Hoje eu cheguei do trabalho e falei a mesma coisa com a minha esposa. O judiciário brasileiro é uma piada. Infelizmente, não vivemos em um país sério.

    ResponderExcluir