Ainda não tirei minha CNH (e outras confissões da vida adulta)

|| ||

Outro dia me perguntaram: “Ué, mas você ainda não dirige?”

E eu sorri, aquele sorriso sem graça de quem sabe que a resposta vai soar meio esquisita: “Não… ainda não tirei minha CNH.” (Mas eu dirijo desde os 16)

A pessoa fez aquele olhar de leve espanto misturado com “ah, tudo bem, acontece”, mas eu juro que ouvi o julgamento silencioso. Pois é. Tenho mais de vinte e poucos anos. Já votei em eleição com convicção e também com dúvida. Já paguei conta no débito e no desespero. Já me perdi em conversa de plano de saúde e já fiz planilha de gastos (e ignorei depois). Mas ter cnh? Ainda não.

E antes que alguém pense que esse é o único item da minha “vida adulta fora do script”, deixa eu te contar: tem mais.

quando eu era criança, achava que adultos sabiam o que estavam fazendo. Que aos 20 anos eu ia estar com um carro na garagem, um CPF limpo e um plano de aposentadoria ativo. Na real, estou com o coração meio ansioso, a CNH inativa (no sentido de: inexistente), uns boletos parcelados e a nítida sensação de que estou improvisando um papel para o qual não me deram o roteiro.

Outras confissões da minha vida adulta:
  • Não entendo o que significa “fundo de emergência” além da ideia de guardar dinheiro que, bem… ainda não consegui guardar.
  • Sempre acho que a conta de luz está mais alta do que deveria, mas nunca entendi como se lê uma conta de luz de fato.
  • Já trabalhei doente porque “não podia faltar” e já faltei porque não dava mais pra funcionar.
  • E sim, às vezes janto miojo. Às vezes miojo é o plano A do dia inteiro.
  • Já fiz compras por impulso e me arrependi no mesmo segundo.
  • Digo “tudo certo, sim!” no WhatsApp quando na verdade estou surtando em silêncio.
  • Ainda não entendi se parcelar em 12x sem juros é vantagem ou cilada.
  • Às vezes finjo que entendi algo na hora só pra não pedir pra repetirem de novo.
  • Já planejei uma rotina perfeita no domingo e abandonei ela toda na terça.
  • Fico feliz quando sobra dinheiro no fim do mês, mesmo que seja R$ 8,72.

Mas e se tudo isso for mais comum do que parece?

E se a maioria de nós estiver tentando decifrar esse quebra-cabeça com peças que nem vieram na caixa?

Talvez a grande ilusão seja essa ideia de “vida adulta ideal”. Talvez crescer seja justamente isso: aprender a lidar com os atrasos, os desvios, os recomeços.

Ainda não tirei minha CNH, mas já aprendi a me consolar em dias difíceis, já cuidei de gente que amo, já pedi ajuda quando precisei, já fiz escolhas corajosas, mesmo morrendo de medo.

7 comentários:

  1. Oi Kamis! Ótima tarde, meu bem; Nem me fale em CNH que dirigir é um pesadelo pra mim kkk- eu fico rindo mas sei que já passamos perrengue: meu esposo passou mal de madrugada e ele mesmo teve que ir dirigindo para o hospital ao invés de ser eu! Sim, são alguns perrengues que também passamos aqui, isso de guardar dinheiro está meio complicado, pq quando conseguimos juntar 40 reais em 3 meses, acaba o perfume, acaba os remédios, quebra o retrovisor do carro, o liquidificador para de funcionar... é uma coisa surreal kkk- aqui em casa tem dois pacotinhos de miojo pra emergências (dias de cansaço extremo ou preguiça mesmo)!

    A vida adulta, na vez da gente, ficou um pouco mais difícil que na época dos nossos pais não foi? ou só eu que acho isso?

    https://jusreads.blogspot.com/ ♡

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem.
    Muito divertido seu texto. A sua geração (qual o nome? Millennials? sei lá, uma dessas aí) vem mudando o perfil de algumas coisas "de adulto" o que é normal acontecer de uma geração para outra.
    Eu tirei minha CNH aos 20 anos e eu sou de uma geração que isso representava status social...rs Mas me parece que os mais jovens hoje não valorizam tanto assim ser proprietário de um carro ou de uma casa. Mas veja, eu tirei minha CNH, dirigi algumas vezes o carro do meu pai e...nunca mais dirigi nada e nunca comprei um carro e já estou perto dos 60 ....rs
    Mas é isso, a gente vai aprendendo a ser adulto no tranco e ter boa orientação dos pais ajuda bastante.
    E veja, eu também muitas vezes finjo que entendi algo na hora só pra não pedir pra repetirem de novo...

    ResponderExcluir
  3. O ideal é SABER DIRIGIR. De verdade, para caso algum dia você precise socorrer alguém (sem depender da boa vontade da ambulância). A CNH é burocracia. O principal você já sabe - e é o que importa para os momentos críticos. Parabéns por isso!

    Esse lance de que "parcelar é sempre bom" é para quem tem grana pra valer; para nós, lascados que contamos os centavos e corremos o risco de nos atrapalharmos em parcelas, penso que o ideal é evitar dividir em parcelas. Eu durmo em paz sabendo que não tenho dívidas - e isso é o que importa.

    Reserva de emergência é o extintor que vai apagar o panela pegando fogo e, assim, evitar de queimar a casa inteira. Deu para entender com essa analogia simplória?

    E quando for comer miojo, misture uns queijos no prato, fica uma delícia! Hehe

    ResponderExcluir
  4. Passo por esses julgamentos silenciosos desde os meus 20 tbm, hj com 33 ainda não dirijo mas não é como se não precisasse aprender nos dias de hoje... Enfim, ótimo texto, vc se expressa muito bem Kamilla. É um prazer estar acompanhando você aqui

    ResponderExcluir
  5. Também não tirei minha CNH. A vida adulta é cheia de surpresas e ela requer de nós força, maturidade e fé. Confesso que não é tarefa fácil, mas a gente tenta.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Em tempos em que se tornou comum todo mundo performar o "bonzão," é muito massa ler um texto de alguém de verdade, com dilemas e crises reais.

    ResponderExcluir
  7. no fundo acho que ninguém de fato sabe o que tá fazendo. a gente simplesmente vai sorrindo e acenando pra vida adulta fingindo costume. todo mundo tentando seguir o mesmo script porque falaram que precisava ser assim. faz nem sentido. mas tamo ai.

    minha cnh tirei porque né, script, tem uns 15 anos. pra que? continuo me sentindo uma grandíssima trouxa toda vez que renovo ela ou peço uber pra ir em algum lugar mesmo tendo um carro em casa pois, quem diria, não dirijo.

    talvez a vida fosse mais simples se rolasse sugestão em vez de cobrança quanto a vida adulta né? tipo, ó isso aqui pode ser útil mas faça se fizer sentido pra você. se não tudo bem.

    fora que o script passa por upgrade de tempo em tempo né? é cansativo. se formou? tirou cnh? casou? filho? tá mas quando vem o segundo? e ai foi promovida? e a casa própria? AAAAAAAAAAAA não é a toa que a maioria que se aposenta se afunda em desespero por não saber o que fazer com todo aquele tempo livre, ninguém ditando regra, próximo passo. parabéns, você passou todas as fases, matou todos os chefões. faça o que quiser agora. e faz o que dai?

    (mulé, teu post alugou um triplex na minha cabeça socorro e perdão HAHAHA)

    ResponderExcluir