eu estava lá, no meio do meu trabalho, focada, concentrada, fazendo o que eu tinha que fazer... E de repente, meu WhatsApp simplesmente me derrubou. Simples assim. Sem aviso, sem consideração, sem nem um “tchau”.
Primeiro pensei: deve ter travado. Acontece, né? Reiniciei o app. Nada. Reiniciei o celular. Nada. Aí veio a notificação solicitando código que eu nem solicitei, seguido de um 'desconectando', e logo um:
Pois é. Hoje fui hackeada, ou melhor, clonada, invadida, assaltada digitalmente.
E olha, que sensação horrível. É tipo chegar em casa e descobrir que mexeram nas suas gavetas, usaram sua escova de dente e ainda tentaram vender sua geladeira pros vizinhos.
Pra minha sorte, e aqui vai o plot twist, eu já tinha outro chip.
A parte mais chata (e cansativa) foi ter que avisar todo mundo, “Oi, fulano! Então… se receber qualquer mensagem minha pedindo dinheiro, pix, código... Não sou eu, e esse é o meu número novo”. Repeti isso tipo 50 vezes, e eu não gosto de conversar com ninguém, eu só mantenho conversa com 3 pessoas, esse é o tipo de trabalho que eu não quero ter de novo. E antes que alguém diga, eu esqueci que poderia ter feito uma lista de transmissão.
Teve situações engraçadinhas tipo, "manda uma foto pra eu ver se é tu mesma", "qual o nome completo do meu pai?", "Diz alguma coisa que só eu e a Kamilla sabemos".E as conversas importantes? Perdi.
Eu possuía um grupo comigo mesma para guardar links que nunca mais vou encontrar, informações importantes, anotações rápidas, um grupo com 7 ou 8 anos de história.
Agora, pausa pro momento "lição de moral", porque sim, eu aprendi.
- Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp. Sério. Agora.
Também queria deixar um recado pros gênios do crime digital. Amigos, com tanto talento pra burlar sistemas, por que não usar isso pra algo útil? Eu tenho uma grande aversão à crimes cibernéticos, e hoje conseguiu aumentar mais ainda.
No fim do dia, tudo que eu queria era trabalhar em paz. Mas pelo visto, até isso, hoje, era pedir demais.
Com carinho (e um pouco de estresse),
Eu mesma, sobrevivente de mais um episódio de Black Mirror da vida real.
Se você utiliza o WhatsApp Web, sugiro parar, hehe. E autenticação de dois fatores sempre e em tuuudo!
ResponderExcluirNossa, sinto muito por isso. Que bom que você tinha um chip extra! Que nem falaram em outro comentário, evite usar WhatsApp Web, principalmente se for em outros computadores, ele tem tido muitas brechas. Eu mesma tempo atrás ficava recebendo mensagem estranha que não aparecia no celular, só na versão Web.
ResponderExcluirPutz que merda, Kamilla! A parte chata, além de ter que avisar todos os contatos sobre a mudança de número, é ter que atualizar todos os cadastros em bancos, lojas virtuais, assinaturas, no Uber...crimes cibernéticos são o novo câncer da nossa sociedade.
ResponderExcluirOi Kamis! Aff - que chaaaato, eu tenho muita preguiça de resolver coisas em redes sociais, mas acabei de ler seu post e fui fazer essa verificação. Imagina, você no trabalho, tento mil e uma coisas pra fazer e ter que resolver problema pessoal pq escolheram que iriam te hackear justamente naquela hora, eu teria uma baita preguiça. E fora que avisar ao pessoal todo já revirei os olhos kkkk -
ResponderExcluirBeijos da Ju's Reads 💜
tenho muito medo de um dia ser hackeada no whatsapp, pq só de pensar no que as pessoas podem falar em meu nome já me dá um frio na barriga (fora a parte de chata de sair avisando o povo né) uma vez fui hackeada na minha conta de um jogo que eu jogava e gastava dinheiro de verdade nele, quase chorei, achando que ia perder todo o meu investimento no jogo, mas felizmente consegui recuperar minha conta (pasme, a verificação em duas etapas tava ativada e mesmo assim fui com deus <3)
ResponderExcluirbeijinhos, nanaview 💌
acabei de me dar conta que esse seria justamente o meu stress, ter que falar com um bocado de gente pra atualizar número etc, deus me free. aproveitei e fui verificar se já tinha as duas etapas (não vamos desafiar o universo né?).
ResponderExcluirForte sugestão: Autenticação em duas etapas, e na senha do whatsapp não utilizar nenhuma data, sugiro um número difícil e guarde o número num caderninho de estimação.
ResponderExcluirNunca fui hackeado.
Abraços e boa sorte